Justificativa:

O GRUPO ESCOTEIRO TROPEIROS DE SOROCABA - 149º SP é uma associação civil, sem fins lucrativos, voltada a finalidades essencialmente comunitárias, inadmitindo discriminações de natureza econômica, política e religiosa, racial ou classista, consistindo em personalidade jurídica de direito privado. Tem a missão de contribuir para a educação de jovens, por meio de sistema de valores, ajudando na construção de um mundo melhor, onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade.

O GRUPO ESCOTEIRO TROPEIROS DE SOROCABA - 149º SP, foi fundado no dia 22 de dezembro de 1984, por três pessoas que idealizaram um grupo de escoteiros nas dependências da Associação Cristã de Moços (ACM) de Sorocaba, localizada no Jardim São Paulo. O nome Tropeiros foi dado em homenagem ao povo tropeiro, que em décadas passadas foram atuantes em nossa cidade, e por nossa sede fazer parte da rota tropeira, tradição ainda existente em Sorocaba.

O Grupo desenvolve suas atividades há 34 anos, sendo o 2º grupo mais antigo em nossa cidade e no qual já passaram centenas de jovens. Hoje o grupo conta com 115 (cento e quinze) membros inscritos e desenvolve suas atividades na Rua Amélia Bozzola nº 95, Chácara Reunidas São Jorge, terreno com permissão de uso pela Prefeitura de Sorocaba, onde conservam uma área com árvores centenárias e nativas.

As atividades semanais do Grupo são realizadas na sede, localizada à Rua Amélia Bozzola nº 95, Chácara Reunidas São Jorge, sempre aos sábados no período da tarde, além disso, com o intuito de promover a aplicação dos preceitos dos escoteiros, o grupo também promove acampamentos, passeios, trabalhos sociais entre outros.

Atualmente o Grupo conta com os quatro ramos distintos do movimento escoteiro que são:

- Ramo Lobinhos: voltado as crianças com idade entre 6,5 à 10 anos;

- Ramo Escoteiro: voltado aos jovens de 11 à 14 anos;

- Ramo Sênior: voltado aos jovens de 15 à 17 anos;

- O Clã Pioneiro: voltado aos jovens de 18 à 21 anos.

Por estes motivos contamos com a aprovação, desta propositura, por parte dos Nobres Vereadores.